sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O Homem na Lua e o Jogo do Prego


Na Escola Primária de Santiago, havia um recreio grande em terra batida que nos intervalos das aulas ficava pejado de miúdos sedentos de brincadeiras típicas daqueles tempos de finais de 60 do sec.XX. (Recorda-se desse tempo a ida do homem à Lua em 21/7/69...vimos na tv do café da Tia Deolinda o pretenso passeio de Neil Amstrong). Na Escola do prof Rocha e do prof Amancio (nao é o tipo da mota V5) eu e o meu irmão frequentávamos anos diferentes (eu andava na 2 ou 3ª e o Zé na 1ª) e quando se abria a porta ao intervalo, corríamos que nem loucos para jogar a bola ou o prego. Um dia a minha mãe comprou ao meu irmão uns botins pretos de borracha, típicos daqueles tempos e ele levou-os para a escola todo orgulhoso.Quando jogávamos espetando o prego no chão conquistando áreas definidas, o Campos enfiou-lhe com uma chave de fendas ( um dos instrumentos evoluidos do jogo do prego!) num dos botins e furou-o! O sangue brotava pelo buraco como se fosse um geiser e ele chorava de medo ...os botins eram novos e a minha mãe ia por a funcionar a habitual mangueira!Afinal o dinheiro custava a ganhar e aqueles "Nike" eram a fina flor das galochas!
Resolvemos inventar e, com fósforos, resolvemos queimar os botins e soldar o buraco...autenticos artistas.
Aquela obra ficou um verdadeiro desastre na arte do disfarce e a minha mãe não perdoou!A mangueira abateu-se pela enésima vez nos costelados do povo irrequieto, mas tudo passava depressa e isso fazia parte da educação e do rigor daquela época.
Ah! Normalmente antes das mangueiradas dávamos uma volta à quinta fugindo da minha mãe..como ela corria -uma autentica corredoura de fundo

Tempos ...

Sem comentários: