domingo, 3 de fevereiro de 2008

Incendios em casa !!


Nunca percebi muito bem a razão da casa da Quinta do Figueiral não ter ardido por diversas vezes. Num qualquer dia dos anos 60 ou 70 a minha mãe andava a semear umas ervilhas no fundo da quinta e deixou uma panela ao lume, esquecida! Nós (os 4 mais novos) ficámos em casa e com enorme angústia resolvi dar o alarme à minha mãe.Corri pelo velho caminho da quinta e gritei: Mãe - a casa está a arder, mas não se preoucupe que eu já trouxe os meus irmãos para junto do poço! Ela correu como uma louca e acabou rapidamente por dominar o pequeno incendio que da panela já se tinha propagado às traves da cozinha. Consta que ela atirou com a panela onde cozia os tremoços num gesto de grande desespero, mas funcional. A minha mãe era assim, nada lhe metia medo. Se tinha que matar uma cabra, matava! Se tinha que abater um cão, um gato ou qualquer bicho que perturbasse o sossego e a modorra da quinta, ela encomendava-lhes a "alma ao Criador". Fazia-lhes o famoso "bolo" e "foi um toiro que os matou". Um simples incêndio não lhe metia, obviamente, qualquer medo.

Sem comentários: